segunda-feira, 29 de março de 2010

Puro Deleite

Este fim de semana andei às voltas com as receitas de Pannacotta que encontrei... Experimentei algumas mas, resumindo e baralhando, o melhor resultado foi alcançado com uma receita aproximada à original (uma adaptação à minha maneira). 
Mais uma vez temos a Itália à mesa mas, desta feita, devido às insistentes solicitações de certas e determinadas senhoras (Zé e Isabel, esta é para vocês).

Panna Cotta significa "nata cozida" em italiano e esta sobremesa, embora discreta, marca de forma elegante qualquer refeição, seja ela mais ou menos formal. Isto é, brilharete garantido com esforço mínimo. Perfeito!


PANNACOTTA COM COULIS DE ACEROLA



















Pannacotta
8 unidades

400 ml de natas
4 colheres de sopa de açúcar
3 folhas de gelatina incolor
2 colheres de café de essência de baunilha

Demolhar as folhas de gelatina numa taça com água fria.
Numa caçarola, colocar as natas com o açúcar e deixar levantar fervura. Mexer frequentemente e deixar ferver por dois minutos.
Espremer a gelatina e adicionar às natas. Mexer sempre até engrossar ligeiramente. Retirar do lume a acrescentar a essência de baunilha. 
Verter para as tacinhas. Pode ser qualquer recipiente desde formas de pudins, taças de vidro ou pirex, copos de vidro (fazem uma óptima apresentação)... fica à sua imaginação.
Deixar arrefecer antes de colocar no frigorifico. No frigorifico ficam o tempo suficiente para solidificarem, pelo menos 2 horas.

Desenformar a Pannacotta é muito mais dificil que elaborá-la ou mesmo comê-la... Para a desenformar com sucesso, retire a forma do frigorifico com alguns minutos de antecedência. Separe a sobremesa da forma com a ajuda de uma faca e vire-a sobre o prato onde vai ser servida. Humedeça um pano com água quente e aplique sobre a forma. Mesmo com estes truques todos não estamos isentos de nos irritarmos com a maravilha calórica que queremos mostrar aos amigos... Tenha paciência  se não fôr à primeira. Sempre pode disfarçar as imperfeições com a decoração.

Coulis de Acerola

100 g de polpa de acerola congelada (1 embalagem)
1/2 chávena de chá de açúcar
Colocar a polpa num tacho pequeno juntamente com o açúcar e deixar ferver até reduzir um pouco, mexendo sempre. Coar para outro recipiente e deixar arrefecer. Servir com a Pannacotta.

Coulis é uma palavra francesa, derivada do latim "cóláre" que significa "coar". Trata-se pois de um molho feito à base de puré de fruta ou vegetais, coado no final da preparação.

Para esta receita, tentei fazer um coulis de goiaba mas o resultado não correspondeu às minhas expectativas... Não tinha nem a cor nem o sabor que eu esperava. Foi então que vi, no congelador do supermercado, estas pequenas e sorridentes embalagens de polpa de fruta. Escolhi a acerola porque não conhecia e decidi arriscar. 
A acerola ou cereja-das-antilhas é uma fruta tropical com sabor ácido, muito rica em vitamina C. Ficou divinal!

A decoração foi feita com figuras de caramelo. Muito simples de fazer! Basta preparar um pouco de caramelo numa frigideira. Quando o caramelo está a arrefecer, retira-se uma porção com uma colher e desenham-se os circulos sobre uma folha de papel vegetal. Deixa-se arrefecer, retira-se do papel e coloca-se na sobremesa.



Vamos fingir que o sol não se pôs
Fazer de conta que não é hora de voltar
Olhar para o céu e afirmar que é dia
Que esta luz não é o luar.

2 comentários:

  1. cara amiga ,sempre a deslumbrar os mais gulosos, está perfeito aposto que a isabel e maria josé adoraram.Um beijinho grande , estou de férias se tiver oportunidade tb vou fazer qq coisa , tenho uma dica especial, depois falamos.

    ResponderEliminar
  2. queridas amigas, que belas cozinheiras vocês me saíram! obrigada por se terem lembrado de uma das minhas sobremesas preferidas :)

    ResponderEliminar