quarta-feira, 28 de abril de 2010

E se o macaco gosta de banana...

Andava eu a espiar os meus sites de culinária preferidos e dei de caras com esta receita. Fiquei imediatamente cativada pela sua aparência e curiosa com o seu paladar. Os bolos de banana sempre me fizeram torcer o nariz... mas este tinha um aspecto tão... tão especial que não resisiti. Então joguei mãos à obra e copiei a receita da "Chocolatria". O resultado... está à vista. O paladar... superou as expectativas. Um bolo para experimentar e partilhar.


BOLO DE BANANA




















Para o bolo:

10 colheres de sopa de farinha de rosca (1)
1/2 chávena de açúcar mascavado claro
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
2 bananas
2 ovos
200 g de iogurte natural
1/2 chávena de óleo
1/2 chávena de amêndoa picada (2)

(1) Farinha de rosca é o termo em português do Brasil para pão ralado. Eu usei pão ralado refinado na picadora eléctrica.
(2) Na receita original é utilizada castanha do Pará (castanha do Brasil), no entanto, não encontrei à venda e resolvi substituir por amêndoa. Voltarei a fazer o bolo quando encontrar castanha do Pará e publicarei a diferença.

Pré-aquece-se o forno a 180ºC.
Numa tigela, juntam-se todos os ingredientes secos - farinha, açúcar, fermento e canela.
Noutra tigela, batem-se os ovos com o iogurte até obter uma mistura homogénea. Adiciona-se o óleo, continuando a bater e as bananas esmagadas, misturando tudo muito bem. Por fim, juntam-se os ingredientes secos, misturando bem.
Forra-se uma forma redonda com papel vegetal e verte-se metade da mistura. Espalha-se por cima a amêndoa picada e termina-se com a restante massa.






















Rosas de Banana

Pré-aquece-se o forno a 200ºC.
Cortam-se três bananas às rodelas, tentando conseguir três diferentes tamanhos de rodela (pequenas, médias e mais compridas). A espessura deve ser de 3 - 4 milimetros.
Dispõem-se as rodelas sobre um tabuleiro anti-aderente ou placa de silicone e colocam-se no forno durante 15 minutos.
Findo o tempo, retiram-se do forno e espera-se que arrefeçam um pouco, de modo a podermos trabalhar com as mãos sem nos queimarmos.
As rosas fazem-se começando pelas rodelas pequenas, passando às médias, enrolando-as à volta das pequenas e finalizando com as rodelas mais compridas que circundam a rosa e correspondem às pétalas maiores. 
A técnica não é dificil e ficam lindas!

As rosas de banana são colocadas sobre a massa do bolo ainda crua, dispostas de acordo com o seu gosto.
O bolo vai então ao forno médio (180ºC) durante 40 minutos.

Fica um bolo baixo mas um pouco húmido e bastante fôfo. O sabor não é muito intenso a banana mas guarda o paladar da canela, tornando-o num bolo delicioso para um lanche, acompanhado por um chá, quente ou gelado.


"Foi o tempo que passei com a minha rosa que a fez tão importante...."

Antoine de Saint-Exupéry

Sem comentários:

Enviar um comentário