segunda-feira, 3 de maio de 2010

Coração mole

No fim de semana celebrou-se mais um dia da Mãe, um dia salpicado de carinhos e pequenas surpresas mas que no fundo, vem para nos lembrar de tudo o que nos esquecemos de dizer e fazer durante todo o ano...

Ser mãe transforma a minha existência, dá sentido ao meu caminho, corrige-me, ensina-me. É uma alegria que não se contém, um prazer que não se detém, e o tempo avança e retrocede em simultâneo. O hoje passa a ontem, o amanhã será o hoje e o hoje é o que importa. Amo-vos, mãe, filhas.

O mimo que escolhi para este dia, (confesso que com a ajuda de umas amigas) foram os Profiteroles. Doces de coração mole - podia ser uma definição de mãe...

PROFITEROLES


Massa Choux
50 unidades

130 ml de água
130 ml de leite
1 colher de café de açúcar
1 colher de café de sal fino
110 g de manteiga
140 g de farinha sem fermento
3 ovos

Num tacho, colocar a água, o leite, o açúcar, o sal e a manteiga. Levar a lume médio e deixar levantar fervura. Quando ferver, juntar a farinha de uma só vez e mexer energicamente. A massa começa a despegar das paredes do tacho e deixa-se secar um pouco a massa, mexendo, durante cerca de 2 ou 3 minutos. Retirar do lume e verter a massa para uma tigela. Deixar arrefecer um pouco, de modo a poder mexer com as mãos.
Incorporar os ovos, um a um, mexendo com as mãos, de modo a ter percepção da textura da massa. A massa está pronta quando cai das mãos formando uma fita. Se necessário, pode acrescentar um ovo.

A massa é transferida para um saco de pasteleiro com um bico largo e redondo. 
Pré-aquecer o forno a 230ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e untar com manteiga. 
Formar pequenas bolas de massa, com cerca de 3 cm de diâmetro, deixando 2 cm de espaço entre cada profiterol.
Os profiteroles vão ao forno, a 230ºC durante 5 minutos, após os quais se deve reduzir a temperatura para 200ºC. Cozem durante 15 minutos a esta temperatura e, no final, reduz-se a temperatura para 180ºC, entre-abre-se a porta do forno com a ajuda de uma colher de pau e deixam-se ficar mais 5 minutos. Arrefecem no forno desligado.


Os profiteroles podem ser recheados com gelado, creme de natas ou qualquer outro creme da preferência do pasteleiro. Eu usei creme de pasteleiro porque... sou fã.


Creme de pasteleiro

250 ml de leite
250 ml de água
150 g de açúcar
75 g de farinha sem fermento
2 gemas
2 ovos
1 colher de sopa de sumo de limão
10 g de manteiga

Numa tigela, misturar o açúcar e a farinha. Adicionar os ovos e as gemas e misturar bem. Reservar.
Num tacho, juntar o leite, a água, a manteiga e o sumo de limão e levar a lume médio até ferver. Quando ferver, juntar a mistura de ovos e levar a lume brando mexendo sempre, até engrossar. Quando começar a borbulhar, retirar do lume e verter para uma taça. Deixar arrefecer coberto com película aderente para não formar uma camda seca à superfície.

Uma vez arrefecido, colocar num saco de pasteleiro com um bico de rechear. Perfurar o profiterol na zona mais tenra (eles formam pequenos sulcos naturalmente) e aplicar a quantidade de recheio que desejar.

Cobertura de chocolate

200 g de chocolate em tablete

Derreter o chocolate em banho-maria, mexendo muito bem. 
Verter sobre os profiteroles com a ajuda de uma colher.
Para evitar que o chocolate se acumule em redor dos doces, coloque-os sobre uma grade antes de aplicar a cobertura.






E marcham uns atrás dos outros...

1 comentário: