sábado, 29 de maio de 2010

Morangos frescos

Há algum tempo que guardava a intenção de fazer gelado em casa mas, como confessa procrastinadora, adiei essa tentativa o mais possível. Até hoje. 
Procurei a receita mais cremosa, os ingredientes mais frescos e lançei-me ao trabalho. E o problema é esse mesmo, o trabalho e o tempo que implicam fazer gelado em casa quase nos faz desistir em prol de uma embalagem do preparado industrialmente. Quase... Se não desistirmos, pelo menos uma vez, provamos aquilo a que deveriamos chamar de gelado, com sabor a gelado, bom como ... gelado.
Claro que, a próxima vez que passar por uma loja de electrodomésticos, vou procurar uma daquelas máquinas de fazer gelado. Só para eliminar alguns dos passos mais dispensáveis.


GELADO DE MORANGOS



Ingredientes

250 g de polpa de morangos
60 g de açúcar mascavado claro
250 g de iogurte grego
2 colheres de sopa de mel

A polpa de morango é obtida triturando os morangos lavados e coando a polpa para retirar as sementes. 
Numa taça (preferencialmente de inox pois refrigera mais rapidamente) coloca-se a polpa de morangos e o iogurte grego misturando bem. Adiciona-se o açúcar mascavado e o mel e volta a misturar-se tudo.
Cobre-se a mistura com película aderente (a película deve ficar em contacto com o gelado para evitar que a superfície fique com cristais de gelo) e coloca-se no congelador.
De hora a hora, e pelo menos por duas vezes, o gelado deve ser retirado do congelador, misturado de novo, de modo a quebrar o gelo que se forma e tornando a mistura mais cremosa. De novo coloca-se a película aderente e vai de novo para o congelador.


















As taças foram feitas por mim, com massa de bolacha de manteiga mas o resultado não foi o pretendido, pelo que tenho de estudar este assunto um pouco melhor... Depois aviso!



Mãos frias
Coração quente
Amor para sempre...

Sem comentários:

Enviar um comentário