domingo, 16 de maio de 2010

Parabéns Rita!

Dia de festa!
A minha pequenina tem 3 anos. E para tornar o dia da minha linda inesquecível, convidámos os seus amiguitos todos e preparámos uma festa. Aqui a mãe, teve um acesso de insanidade e decidiu fazer o bolo de aniversário... Em teoria, uma óptima ideia em vários aspectos: qualidade controlada, custo reduzido, design garantido... parecia perfeito! Na prática, uma trabalheira brutal, várias horas na cozinha, muita loiça suja... O resultado...


O bolo ficou bem grande e delicioso. A pequena e a mana adoraram vê-lo surgir do nada, ajudaram a decorar e ficaram muito contentes com o facto de ser a mãe a fazer o bolo. Parece que valeu a pena...

Para um grande bolo de aniversário:

Bolo

2 chávenas grandes de açúcar (com 250 ml)
8 ovos
2 chávenas de farinha
1 chávena de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
Raspa de duas laranjas
1 chávena de óleo
1 chávena de água quente

Pré-aquece-se o forno a 180ºC.
Misturam-se muito bem o açúcar com os ovos. Adicionam-se os ingredientes pela orgem indicada e mexem-se muito bem até atingir uma mistura homogénea.
Unta-se uma forma grande e enfarinha-se. Verte-se a mistura e coloca-se no forno. Coze durante cerca de 40 minutos. Verificar se está pronto com a ajuda de um palito.
Desenformar depois de ter arrefecido.

Para este bolo de aniversário eu fiz cinco destas receitas.














Recheio

500 ml de natas
500 g de morangos
100 g de açúcar de confeiteiro
1 embalagem de fixador de chantilly

Batem-se as natas até firmarem e junta-se o fixador misturado com o açúcar. Continuam-se a bater até o creme ficar homogéneo.


O bolo de chocolate é cortado ao meio, horizontalmente. Rega-se o bolo que fica na base com sumo de laranja e dispõe-se os morangos cortados em pedaços pequenos sobre a metade e espalha-se o chantilly sobre os morangos. Coloca-se a outra metade do bolo sobre a metade coberta.

Cobertura

Creme de manteiga
240 ml de leite
400 g de açúcar de confeiteiro
440 g de manteiga sem sal
30 g de farinha de trigo 55
20 g de farinha de trigo 65
10 ml de essência de baunilha

Misturam-se as farinhas no leite e leva-se a lume médio até levantar fervura. Diminui-se para lume brando e mexe-se sempre até engrossar. Retira-se do lume, verte-se para um prato e cobre-se com película aderente para não secar. Deixa-se arrefecer.

À parte, bate-se a manteiga com o açúcar até conseguir uma mistura homogénea. Verte-se a mistura de leite já fria e continua a bater-se até o preparado ficar cremoso. Adiciona-se por fim a essência de baunilha.

Cobre-se o bolo com uma camada fina deste creme de manteiga, de modo a uniformizar a superfície do bolo. Estende-se a pasta de açúcar com um rolo da massa até conseguir uma folha com cerca de 4 milimetros de espessura, e aplica-se sobre o bolo. Com as mãos, espalha-se a pasta de açúcar e eliminam-se as pregas.
Espalha-se sobre o centro do bolo uma pequena porção de creme de manteiga e coloca-se o bolo mais pequeno no local pretendido. O procedimento de cobertura do bolo é o mesmo já descrito e a decoração é feita com a ajuda de moldes e de pasta de açúcar colorida.

A pasta de açúcar que utilizei foi a Pasta Portuguêsa que adquiri através da loja online "Isto Faz-se", a qual recomendo vivamente não só pela celeridade no cumprimento da encomenda como pela simpatia das colaboradoras. A pasta é muito fácil de utilizar, de moldar e de aplicar. Foi a primeira vez que utilizei e percebi os meus erros, a próxima correrá bem melhor! 





Deu muito trabalho mas valeu a pena!

Não volto a comprar bolos de aniversário...

Sem comentários:

Enviar um comentário