quinta-feira, 1 de julho de 2010

Fruta de Verão

Ai as férias... que estão quase a terminar... Antecipo já as saudades que vou ter da vida mansa e do correr dengoso dos dias. No final, sejam cinco dias ou três semanas, o tempo passou a correr e parece que foi ainda ontem que começaram. Agora que eu lhes estava a tomar o gosto...

Depois dos dias na Zambujeira do Mar, fomos visitar a família a Loulé e viemos brindados com umas ameixinhas criadas como deve ser, sem corantes nem conservantes, absolutamente e completamente biológicas. A aparência mirrada mas o sabor... a ameixa de verdade. 

Para celebrar e agradecer esta oferta, fiz não uma mas duas receitas.


TARTES DE AMEIXA



Ingredientes

1/2 chávena de chá de amêndoas lâminadas
115 g de manteiga sem sal
1 chávena de chá de açúcar de confeiteiro
1/3 de chávena de chá de farinha
Pitada de sal
4 ovos
1/2 colher de chá de essência de baunilha
4 ou 5 ameixas

A massa destas tartes deve ser preparada de véspera, segundo a receita original (não sei bem onde vi esta receita...). 
Torram-se as amêndoas no forno e deixam-se arrefecer.
Numa caçarola pequena, derrete-se a manteiga até esta começar a queimar. Coa-se a manteiga através de um pano fino de modo a reter as impurezas. Resultam 6 colheres de sopa de manteiga. Reserva-se.
Num robot de cozinha (eu utilizei uma liquidificadora), coloca-se o açúcar peneirado, a farinha, também peneirada, as amêndoas e o sal. Centrifuga-se tudo de modo a obter uma farinha fina. Adicionam-se os ovos, um a um, centrifugando entre cada adição. Junta-se a manteiga derretida e a essência de baunilha. Mistura-se tudo e reserva-se no frio até ao dia seguinte.



Pré-aqece-se o forno a 175ºC.
Untam-se e enfarinham-se as formas de tartelettes e verte-se a massa até 2/3 da sua capacidade.
Cortam-se as ameixas com a casca em lâminas e dispõe-se sobre a massa. Polvilha-se com um pouco de açúcar de confeiteiro e colocam-se no forno durante cerca de 25 minutos. 
Deixam-se arrefecer antes de desenformar.


Sem comentários:

Enviar um comentário