sábado, 17 de julho de 2010

Parabéns Sandra!

E a nossa amiga Sandra volta ao ataque. Desta vez enviou-nos a receita e as fotos do seu bolo de aniversário, que ficou lindo! Aqui fica a sua publicação.
"No dia 20 de Junho completei mais uma primavera e de repente deu-me um ataque de loucura e decidi fazer o meu próprio bolo de aniversário.
Mas este momento de insanidade e loucura teve inicio com a publicação da amiga Mafalda do bolo de aniversário da sua pequena Rita, e como ficou tão lindo decidi pôr á prova os meus dotes de boleira e assim seguindo as dicas da minha amiga  arregaçei as mangas e pus mãos á obra.

A receita deste bolo de chocolate foi-me dada pela mãe da minha amiga Fátima Santos e então é assim:

BOLO DE ANIVERSÁRIO DA SANDRA

Bolo de Chocolate
6 ovos
75 gr de chocolate
1 dl de água quente
250gr de farinha
300gr de açucar
3 colheres de chá de fermento
1 pitada de sal
1 dl de óleo
1 colher de sopa de açucar para as claras
Dissolver o chocolate com a água quente e deixar arrefecer.
Num recipiente juntar a farinha e o açúcar, abrir uma cavidade no meio e deitar as gemas, o chocolate, o óleo, o sal e o fermento.
A seguir misturar e bater muito bem os ingredientes com a colher de pau.
À parte, bater bem as claras em castelo bem firme e para isso juntar a tal colher de sopa de açúcar.
Envolver as claras em castelo na massa sem bater.
Deitar o preparado numa forma redonda ou quadrada bem untada de manteiga e polvilhada com farinha e levar a cozer em forno pré aquecido a 180º C cerca de uma hora.
Para o recheio do bolo usei a receita do curd de laranja da Mafalda já publicada no blog e para este bolo fiz a receita dobrada, e para complementar cortei morangos aos pedaços para o recheio. A receita do bolo fi-la 5 vezes. Deu um pouco de trabalho mas acho que valeu a pena, porque ficou delicioso e até a minha irmã já me pediu para lhe fazer o bolo de aniversário dela, mas mais pequeno.
Para enfeitar o bolo usei as pastas de açucar tal qual a Mafalda que se podem encomendar pelo site Isto faz-se.
Para que a pasta que vai cobrir o bolo fique bem aderente pincelei o bolo com geleia de morango, uma bela dica da Mafalda."
 PARABÉNS SANDRINHA!!

Sem comentários:

Enviar um comentário