sábado, 28 de agosto de 2010

Um par suspeito...

Desde que vi a receita no site da Leonor de Sousa Bastos que decidi fazer este bolo. Comprei logo a beterraba cozida, que tem um prazo de validade que nos dá uma grande margem de manobra e aguardei a altura ideal para voltar a fazer bolo de chocolate. O chocolate, esta maravilha da natureza, grandioso ingrediente para a gulodice, pode transformar-se em tantas coisas boas que bem podiamos mudar o nome do blog para brilhantechocolate e, mesmo assim, nunca esgotar as possibilidades.

Este bolo é um exemplo de como o chocolate fica bem com todos os outros ingredientes. Uma mistura improvável mas que funciona surpreendentemente bem. O resultado é um bolo que fica húmido no centro, com um sabor acentuado a chocolate e uma tonalidade de castanho com reflexos bordeaux...


BOLO DE CHOCOLATE COM

BETERRABA


Ingredientes

100 g de chocolate em pó
225 g de farinha com fermento
200 g de açúcar
100 g de chocolate com cerca de 52% de cacau
125 g de manteiga
200 g de beterraba cozida
3 ovos

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Reduzir a beterraba a puré.
Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas.
Bater os ovos na batedeira até ficarem bem espumosos. Adicionar a beterraba e o chocolate derretido sem parar de bater.
Juntar a farinha, o chocolate em pó e o açúcar e misturar sem bater até conseguir uma mistura homogénea.
Untar e enfarinhar uma forma redonda e verter a massa. Levar ao forno durante cerca de 25 ou 30 minutos. Deixar arrefecer na forma durante 10 minutos. Polvilhar com açúcar de confeiteiro.


Desafio-vos a experimentar esta receita, sem reservas e sem receios. Ainda vou explorar mais as potencialidades da beterraba e, se valer a pena, partilharei convosco. Para já, estou convencida!





O aroma... o sabor... a textura... saborear sem querer saber de mais nada!


Sem comentários:

Enviar um comentário