quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Discos que ... voam

Sempre vi as panquecas como o principal indicador para um pequeno-almoço de fim-de-semana perfeito. Os pequenos discos a fumegar, acabadinhos de fazer, o leite fresco e o café a perfumar a cozinha... Perfeitos! Mas as panquecas dão o seu trabalhito, é preciso querer muito para abraçar a azáfama da frigideira e das espátulas. E foi hoje! Como estou de férias, fiz de conta que era fim-de-semana, e como não tinha de ir a correr para o trabalho de seguida, pude sujar a cozinha, a frigideira e as mal-fadadas espátulas. 

Só me esqueci do trabalho que deram as panquequitas quando me sentei a devorá-las selvaticamente, quer dizer, a calmamante apreciar uma torre coberta de xarope de Agave. E a vida é bela!


PANQUECAS DE QUEIJO COM

MOLHO DE AGAVE


Ingredientes (20 unidades)

100 g de queijo creme (usei Philadelphia)
100 g de farinha
3 ovos
100 ml de leite
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha



Batem-se as claras em castelo e reservam-se.
Mistura-se o queijo creme com o açúcar, o leite e as gemas e mexe-se muito bem. Adiciona-se a farinha, o fermento e a baunilha e mistura-se tudo até conseguir uma mistura homogénea.
Envolvem-se as claras em castelo.
Numa frigideira untada e bem aquecida, vete-se uma colher grande de massa. Quando a massa começa a formar pequenos buracos à superfície, vira-se a panqueca com a ajuda de uma ou duas espátulas. A cozedura é breve, cerca de 5 segundos em cada face e quando as panquecas ficarem muito cozidas ou queimadas, deve reduzir-se o lume.
Formam-se torres de 5 ou 6 unidades e regam-se com xarope de agave, mel, chocolate ou outra cobertura que gostar. Podem acompanhar-se com frutos secos...

 

BOM FIM-DE-SEMANA!

Sem comentários:

Enviar um comentário