sábado, 26 de março de 2011

Cupcakes 4 - Dieta 0 - Chocolate e Caramelo

Mais um "round" e eu perdi. Vou sempre de cara ao chão quando luto com a minha gula.

Mas estes cupcakes foram uma agradável surpresa. A receita vinha na edição deste mês da Cake Design e foi cedida pela Catarina Cerqueira. Eu andava à procura de uma outra receita de cupcakes de chocolate, diferente daquela que costumo fazer e decidi experimentar. São maravilhosos. Suaves e fofos, uma delicia!



 CUPCAKES DE CHOCOLATE

 COM CARAMELO



Ingredientes

300 g de margarina
300 g de açúcar
6 ovos
100 ml de leite
100 ml de água
300 g de farinha com fermento
250 g de chocolate em pó

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça, bater muito bem a margarina com o açúcar. Adicionar as gemas, uma a uma, sempre a bater. Misturar o leite com a água e adicionar a mistura à massa alternadamente com a farinha. Juntar o chocolate em pó. Por fim, envolver as claras batidas em castelo.

Transferir a massa para formas de cupcakes, preenchendo até 2/3 da sua capacidade. Levar ao forno durante 20 minutos. Deixar arrefecer.




Cobertura

10 caramelos de nata (sim, aqueles Peña, ou do género)
3 colheres de sopa de natas
1 colher de sopa de manteiga

Numa caçarola, derreter os caramelos com a manteiga e as natas, mexendo sempre até conseguir um creme homogéneo. Deixar arrefecer e aplicar uma colher de café do creme sobre cada cupcake.





Ficam tão fofinhos e gulosos!!

Esta receita rendeu 20 cupcakes e ainda sobrou massa para um pequeno bolo, o qual cobri com uma camada de amendoim cru grosseiramente picado. Resultou muito bem.





Sem comentários:

Enviar um comentário