terça-feira, 26 de abril de 2011

Aos caracois

Já atrasada, bem sei... A Páscoa já se foi. Mas mesmo sem Páscoa, há sempre lugar para um bolo finto, não é?
Folar é para todo o ano e, com os devidos ajustes e acompanhamentos, cai sempre bem uma fatia.

Este é um folar especial... Não tem ovos cozidos, nem é às camadinhas... é aos caracois!


FOLAR AOS CARACOIS




Ingredientes

700 gr de farinha sem fermento 
2 embalagens de fermento biológico
250 ml de leite
120 gr açúcar
120 gr de manteiga
1 colher de sopa de mel
2 ovos grandes
1 pitada de sal
2 colheres de sobremesa de canela em pó
2 colheres de sobremesa de erva doce
1 chávena de chá de mel com uma colher de sobremesa de canela em pó
1 gema para pincelar


Numa taça, misturar 250 g de farinha com o fermento e 150 ml de leite morno. Deixar descançar durante 15 minutos. Adicionar o açúcar, os ovos e o restante leite, mexendo bem. Aquecer o mel com a manteiga até esta última derreter e verter na mistura anterior. Mexer bem. Adicionar o sal, a canela em pó e a erva doce. Adicionar aos poucos a restante farinha, até a massa adquirir consistência e deixar de aderir às paredes da taça. Deixar levedar durante uma hora, tapada.

Passado o tempo, a massa deverá ter duplicado de volume. Retirar porções de massa e formar rolos sobre a bancada. Pincelar com a mistura de mel e canela e enrolar sob a forma de caracol, com a face pincelada para o interior. Forrar uma tarteira com papel vegetal e dispor os caracois de massa do centro para a periferia. O número de caracois depende do tamanho que lhes conferir. Esta receita é suficiente para dois folares idênticos ao da fotografia.


Uma vez dispostos os caracois na tarteira, cobre-se o folar com um pano e deixa-se levedar durante mais uma hora, durante a qual o folar aumentará de volume novamente.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Pincelar o folar com a gema de ovo e levar ao forno durante cerca de 35-40 minutos, até ficar bem dourado.



Sem comentários:

Enviar um comentário