quarta-feira, 27 de abril de 2011

À moda antiga

Nesta Páscoa, como é tradição, a família fez as malas e rumou à santa terra para se juntar à volta da mesa, como não seria de estranhar. Na terra da minha sogra, não há festa que se preze que não tenha Tijelada à sobremesa. É impensável! E tijelada feita no forno da aldeia, que assim é que tem jeito. A receita já recebeu algumas alterações desde os tempos passados. Antigamente, era feita com leite de cabra, muito mais aromático. Os ingredientes hoje não têm a mesma qualidade... D'antes é que era bom!

Só o forno permanece o mesmo. E as tijelas de barro. Mas antigamente as tijelas dormiam no forno durante algum tempo e só depois se vertia a tijelada no seu interior quente, qual ouro fundido. Hoje, para não demorar tanto, a tijelada já vai na tijela... E pronto!



TIJELADA DA SOGRA




Ingredientes

12 ovos
1 litro de leite
400 g de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de canela em pó
Raspa de um limão
1 colher de sopa de mel
Numa taça, misturam-se os ovos e o açúcar e bate-se muito bem, até obter uma mistura espumosa.




Adiciona-se a canela em pó, o mel e a raspa de limão. Bater bem entre cada adição.




Junta-se o leite, reservando um pouco para dissolver a farinha. Numa tacinha, dissolve-se a farinha e coa-se para a mistura anterior.




A mistura final deve ser leve e espumosa.




No forno da aldeia, a tijelada cozinhou durante aproximadamente uma hora. Num forno convencional, deverá cozinhar durante 45 minutos a 200ºC. Se necessário, deve cobrir-se com folha de aluminio para não queimar demasiado.




A crosta escura é tão saborosa quanto a própria tijelada, nada se perde. E assim temos um pudim húmido e delicioso!




Uma taça de cada vez...



Sem comentários:

Enviar um comentário