domingo, 10 de julho de 2011

Noite estrelada

Há propostas que nos fazemos a nós próprios que não são de todo honestas. Passamos os dias a queixarmo-nos da crónica falta de tempo, da balança ignorante cujas pilhas têm de ser substituidas, da penitência diária que cumprimos frente ao balcão da cozinha e depois... depois surgem-nos ideias que nada são mais que momentos de insanidade, que se associam à teimosia residente no mais paciente de nós.

Um dia vi fazer este bolo num episódio do Masterchef Austrália e tanto eu como o meu marido ficámos de olhos bem arregalados para a maravilha que aqueles cozinheiros estavam a esculpir. E então as funestas palavras mágicas: "Havias de fazer este bolo..." 

E um dia eu fiz... E foi mesmo um dia... literalmente!


A receita que escolhi foi, nada mais nada menos que a original utilizada pelos masterchefes. E deixem-me desanimar-vos já: é preciso um dia extra só para ler a receita e comprar os ingredientes. 

Deu trabalho mas valeu a pena porque o bolo é realmente uma ode ao chocolate e às cerejas, com um equilibrio que não se adivinhava perante a lista de ingredientes. Tudo combina na perfeição, nada é excessivo e não é, ao contrário do que possa parecer, um bolo pesado ou que nos deixe sem saudades.
A receita pode ser visitada aqui, no site original. Eu vou limitar-me a deixar a lista de ingredientes. O modo de preparação é muito extenso e está muito bem descrito no site.


FLORESTA NEGRA




Bolo esponja de chocolate

7 ovos
250 g de açúcar fino
200 g de farinha sem fermento
50 g de chocolate em pó
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de extracto de baunilha

Esta massa rende dois bolos de 20 cm de diâmetro que se cortarão em 3 camadas cada um.


Cerejas cristalizadas

1/2 chávena de cerejas sem caroços semi-cristalizadas 
1/4 de chávena de açúcar em pó

Como não encontrei cerejas semi-cristalizadas, comprei cerejas frescas e fiz uma calda com duas colheres de açúcar. Isto foi um improvizo... Reserva-se um 1/4 de chávena da calda das cerejas.


Compota de cerejas

1/3 de chávena de açúcar fino
600 g de cerejas descaroçadas e em metades
1 colher de sopa de brandy




Xarope de cereja

90 g de açúcar fino
1/4 de chávena da calda das cerejas


Mousse de chocolate com praliné de avelã

1/2 chávena de açúcar fino
1/2 chávena de avelãs tostadas e sem pele
300 g de chocolate negro
3 gemas
300 ml de natas
1 colher de chá de extracto de baunilha

Não fosse a história do praliné de avelã e esta mousse não era muito trabalhosa...




Creme de mascarpone

500 g de queijo mascarpone
1 colher de chá de pasta de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar em pó

A pasta de baunilha foi substituida por extracto de baunilha... 


Ganache de chocolate

150 ml de natas
200 g de chocolate negro


Decoração

Cerejas cristalizadas
Raspas de chocolate
Cerejas frescas
Açúcar corado de cerejas (que resultou da cristalização das cerejas e que guardei pois é magnífico)




A montagem do bolo não é complicada uma vez que tenhamos todos os componentes prontos. Os cremes, mousses e pequenas particularidades é que fazem deste bolo um bolo trabalhoso.




O resultado foi um bolo delicioso. Para me animar, o meu marido garantiu-me que da próxima vez já não me dará tanto trabalho.
Da próxima vez?!?!?!


5 comentários:

  1. Foi a unica receita que mais se aproxima do Master Chef, está aqui um belo trabalho de organização e apresentação. Parabens

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda!
    Antes de mais, obrigada pela tradução da receita...
    O bolo é fantástico, suberbo, divinal, delicioso...muito, muito bom!
    Eu demorei 3:30 a fazer o bolo, mas vale a pena a demora. O meu marido adorou e eu tive visitas em casa nesse dia e toda a gente elogiou!

    Um dia vou aventurar-me a fazer o Bolo V8 do Zuma!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Hmmm..
    Deu agua na boca.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Eu aqui assistindo Master Chef e eis que resolvi procurar a receita na internet, a mais próxima que achei foi a sua! Ficou muito lindo, parabéns! Me empolguei para fazer o bolo. Mas o link da receita original (com o modo de preparo) está fora. Será que teria como passar o modo de preparo?

    Desde já obrigada!

    ResponderEliminar