terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bons amigos

Combinar sabores é uma ciência, a culinária. Cientistas reunem-se nos seus laboratórios e experimentam poções com os mais variados ingredientes, na senda da grande verdade alquímica. O indelicado quinhão é, com pós de perlim-pim-pim, reinventado. A amálgama renasce das cinzas. E eis que os sabores se combinam, e com aromas cruzados surge, em apoteose, o inesperado resultado.

É no trabalho destes grandes cientistas que nós, os cozinheiros com 3 ou 4 clientes fixos, nos inspiramos. Com maior ou menor rigor, seguimos as pegadas deixadas e aguardamos com um brilho infantil nos olhos, os aplausos das nossas cobaias.

Experiência após experiência, lá nos deparamos com uma receita que vale a pena guardar para sempre. Esta é uma delas. Já tinha tentado fazer os Petit Gateau, Coulant ou Fondant mas é com esta receita que finalmente me rendo. Fui encontrá-la no site do Masterchef Australia, entre muitas outras que são simplesmente odes à Culinária, obras primas para o palato!


FONDANT DE CHOCOLATE COM

GELADO DE BAUNILHA E 

MANTEIGA DE AMENDOIM




Ingredientes

200 g de chocolate negro
200 g de manteiga
4 ovos
4 gemas
100 g de açúcar fino
150 g de farinha sem fermento

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça, derreter o chocolate com a manteiga. Reservar.
Com a ajuda da batedeira, bater os ovos com as gemas e o açúcar até obter uma mistura leve e espumosa. Adicionar o chocolate derretido e mexer. Peneirar a farinha e envolver na massa. 
Untar as taças ou ramekins com manteiga e polvilhar com chocolate em pó ou cacau em pó. 
Encher as taças quase até ao topo e levar ao forno durante 8 a 10 minutos. O tempo de cozedura depende do tamanho da taça. Taças pequenas como as de queques demoram cerca de 8 minutos a cozinhar. Taças maiores podem levar até 15 minutos.
Apenas o exterior do bolo vai cozinhar. É suposto que o centro fique cremoso e escorra quando se abre o bolo.





Servi com uma bola de gelado de baunilha de compra que dispus sobre uma colherada de manteiga de amendoim. A combinação é inquestionável! Até para quem não gosta de manteiga de amendoim...


Sem comentários:

Enviar um comentário