quarta-feira, 7 de março de 2012

Os efeitos do desastre

Aqui há uns tempos, ao conversar com uma amiga, esta contou-me da sua tentativa de fazer pasteis de nata que não correu como esperava... Pois nesse mesmo dia, a minha filha mais nova, grande fã destes bolinhos, pediu-me para os fazer e, como gosto de desafios, lancei-me na net e voltei com uma receita do site "Sabor Intenso". A receita não é nada complicada mas, pelo sim pelo não, fiz apenas metade da dose. O resultado foram uns pasteis de nata bem toscos porque, por um lado não tinha grande espectativa e por outro lado, a massa tinha sido espalhada pelas mãos da pequena. Mas se eles eram bons! Tão bons que não chegaram ao fim do dia!

Alguns dias mais tarde, e já com a perspectiva de publicar os resultados desta aventura, avancei para uma grande fornada de pasteis de nata. Receita completa! Pois desta vez a coisa correu tão mal que o meu tabuleiro de forno quase não recuperava. Os pasteis como que explodiram e eu fiquei com 24 pasteis de massa crua e recheio espalhado pelo fundo do forno. Uma pena...

Maior pena porque dos sete ovos que gastei fiquei com sete claras numa caixa, a aguardar a sua sorte e a temer pelo seu destino. Por sorte, no dia seguinte dei com uma receita muito inspiradora na revista nº5 da "Bolos Decorados". O consolo é que nem tudo se perdeu...


BOLO DE CLARAS E CHOCOLATE



Ingredientes

10 claras
400 g de açúcar (Na próxima vez vou reduzir para 300 g)
250 g de farinha
50 g de chocolate em pó
1 gema
1 colher de chá de fermento em pó
Pepitas de chocolate

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater bem as claras em castelo. Adicionar o açúcar e a gema e bater. Juntar a farinha aos poucos e mexer. Por fim, juntar o chocolate e o fermento em pó. 
Forrar uma forma rectângular com papel vegetal, verter a massa e dispôr algumas pepitas de chocolate sobre a superfície do bolo.
Levar ao forno por 30 minutos.




É um bolo que fica muito leve e fôfo. Se fôr feito numa forma redonda ficará mais alto e arejado. Delicioso. No entanto é um pouco doce e poderá resultar melhor com menos açúcar. Contudo, o açúcar confere-lhe uma crosta estaladiça irresistivel...



Mas não desisti dos pasteis de nata...

Boas fofuras!!


Sem comentários:

Enviar um comentário