quarta-feira, 28 de março de 2012

Tea time treasure

Já lá vão os meus dias de correr atrás de desafios e de conseguir cumprir os termos e os prazos impostos... No momento nem os termos e prazos impostos por mim mesma consigo garantir... São fazes... Mas não me esqueço dos amigos e vou sempre espreitar o que andam a fazer nestes dias.

Em Fevereiro, um dos meus Daring's favoritos desafiou a comunidade de "ciber cooks e bakers" a fazer scones. Ai o que eu gosto de scones!!!
Já tinha tentado algumas receitas que resultaram em rochinhas ou pãezinhos parecidos com biscoitos aparentados à distância com scones... mas esta receita é mesmo óptima.

Segui a receita base do Audax, amigo australiano, que explicou estensivamente (como sempre) o processo de produção do scone perfeito e que resulta. E consegui à primeira! Vale a pena tentar!


SCONES




Ingredientes

140 g de farinha sem fermento 55
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga fria
120 ml de leite frio 
1 colher de sopa de açúcar *
1 colher de chá de essência de baunilha *

* Estes ingredientes não faziam parte da receita do Audax. Foram adicionadas por mim mas resultam muito bem.





Numa taça peneiram-se três vezes os ingredientes secos, farinha, fermento e sal. Junta-se a manteiga com as mãos, esfregando até obter uma mistura tosca e esfarelada. Não deixar aquecer a manteiga nas mãos. Se esta começar a derreter deve colocar-se a taça no frigorífico por alguns minutos. Os pedaços de manteiga podem ficar grosseiros para uma massa mais "laminada" ou mais pequenos para uma massa com miolo mais fino e mais fofa. Eu deixei os pedaços do tamanho de ervilhas... bem envolvidos em farinha.
Misturar o leite frio aos poucos juntamente com a essência de baunilha. Mexer com uma colher ou espátula até obter uma massa pegajosa. Juntar o açúcar e envolver.
Levar a massa ao frigorifico por 20 minutos.
Verter a massa sobre a bancada enfarinhada e amassar ligeiramente. Adicionar farinha até a massa ficar menos pegajosa. Espalhar com o rolo ou com as mãos e, com a ajuda de um cortador de bolachas ou com uma faca, bem enfarinhados, cortar porções de massa. Dispôr num tabuleiro forrado com papel vegetal, próximos uns dos outros, pincelar com leite e levar de novo ao frigorífico por mais 10 minutos.
Pré-aquecer o forno a 240ºC.
Levar os scones ao forno durante 10 minutos. E estão prontos!




Podem servir-se quentes, acompanhados de manteiga, doces ou simplesmente simples, com uma chávena de chá. Que maravilha para um dia de chuva... Agora só falta a chuva...


1 comentário: