domingo, 24 de fevereiro de 2013

Três anos de alquimia

Faz hoje três anos que este sítio apareceu na rede, entrelaçado de sentimentos, repleto de emoções... Três anos de partilhas, de experiências, de sensações que se descobrem aos poucos, à medida que a minha paixão por estas vidas vai aumentando e explorando outras dimensões. Este é o meu livro de receitas, algumas criadas aqui mesmo, outras pedidas emprestadas a quem sabe melhor. Sempre com muito carinho, com todo o amor, porque sem amor não vale a pena...

Passaram depressa estes três, venham mais tantos, que a lista de receitas engrossa e eu não quero nem vou parar. Hoje tenho este presente para partilhar, mas já penso no que vem a seguir. E quero que seja cada vez melhor. 

Para celebrar escolhi uma receita Neo-Zelandeza, e que me perdoem os Australianos porque sei que a disputa pela origem da receita já dura há muito. Há muitos anos, na década de 20 do século passado, uma famosa bailarina russa, Anna Pavlova, visitou aquelas partes do mundo. Durante a sua estadia num hotel neo-zelandez... o chef presenteou a diva com esta sobremesa, prestando-lhe a homenagem de lhe dar o seu nome. 

Agora sei porque lutam pela responsabilidade na criação desta maravilha. 
É um sonho!


PAVLOVA




Merengue (eu faço o merengue na véspera)

4 claras de ovo
1 chávena de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de café de cremor tártaro
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de sobremesa de vinagre

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Bater as claras até obter picos suaves. Adicionar o cremor tártaro e, sem parar de bater, juntar o açúcar uma colher de cada vez. Continuando a bater, juntar a baunilha, o amido e o vinagre.
Numa folha de papel vegetal desenhar um circulo com cerca de 20 cm de diâmetro. Virar a folha ao contrário (para o merengue não ficar em cima da tinta) sobre um tabuleiro de forno e verter o merengue dentro do círculo. Com uma espátula ou uma colher, espalhar e formar um ninho com o creme, puxando para cima para formar picos.
Colocar o tabuleiro no forno e desligar. Deixar o merengue dentro do forno durante 8 horas ou durante toda a noite. 
Fica mesmo bem!!



Na manhã seguinte tem este aspecto... Nada mal hein?


Creme de queijo

200 ml de natas frias
125 g de queijo creme tipo Philadelphia à temperatura ambiente
1/2 chávena de chá de açúcar amarelo fino 

Numa taça, bater as natas até obter chantilly. Adicionar o açúcar e o queijo creme. Bater até que os ingredientes estejam bem combinados.




O creme pode comer-se à colher... Mas é melhor não! O melhor é aplicá-lo sobre o merengue às colheradas generosas. Aqui podemos ser tão generosos quanto quizermos...




E já ficava bem assim mas com a fruta é de morrer! Podem escolher a fruta que quizerem. Ananás, cerejas, pêssegos (pêssegos e amêndoas... um dia vou fazer de pêssegos e amêndoas), pêras com canela (para outro dia...), bem... é como imaginarem...




Escolhi os frutos do bosque porque acho que o contraste é lindo e também porque a acidez destas frutas abraça a doçura do creme e a sua textura suplica pela subtileza crocante do merengue. 




Para abrilhantar espalhei pedacinhos de kiwi no meio dos frutos do bosque.




Et voilá!
A minha Pavlova de Frutos do Bosque.
É pura magia!
Agora vê-se... 




... agora não...



6 comentários:

  1. Muitos Parabéns! Pelo blog, pelas receitas, pelas fotos, pela doçura e, sobretudo pela generosidade e amor com que faz as coisas (bolos e não só)!

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda, finalmente estou de volta, estava com muitas saudades. Primeiramente, meus sinceros parabéns pelo aniversário do seu lindo e delicioso blog. Agora, vamos a pavlova.... será que tenho palavras para descrever? Estão me faltando os adjetivos, pois está pra lá de maravilhosa esta sobremesa! Além de já ser uma delícia, vc conseguiu fazê-la tão linda!! Parabéns!
    Que venham muitos anos mais!
    bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas suas palavras! Seu trabalho é uma inspiração!

      Eliminar
  3. Vim conehcer seu blog e já me deparo com uma sobremesa maravilhosa dessas? Fiquei babando literalmente no teclado... parabéns, seu blog é uma delicia.
    Fotos perfeitas.
    Preciso provar Pavlova ela é muito linda.
    Beijinhos, bom final de semana
    www.anaclaudianacozinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana Claudia! Visitei o seu sítio e adorei! Tantas ideias que nem sei por onde começar! Beijos!

      Eliminar