domingo, 19 de maio de 2013

É só uma dentada

Estou de dieta há 10 dias... não estou em sofrimento mas também nem posso ver um livrito de receitas que fico logo mais gorda. É que para além de comer, degustar, alarvar em doces, adoro ver e cozinhar... E, uma vez que tenho prazer em qualquer uma destas etapas, qualquer uma delas me engorda...

Mas fiz um desvio nestes dias certinhos e comi uma só dentada de uma pequenina tarte de amêndoa. Já as fiz pequenas para diminuir a culpa. A massa foi um achado! Adorei! E as minhas filhas pediram-me para não cobrir algumas para que pudessem comer só a massa. E assim foi no domingo...


TARTES DE AMÊNDOA




Massa:

2 ovos
125 g de manteiga amolecida
150 g de açúcar
200 g de farinha sem fermento

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar formas de metal com forminhas de papel pelissado. Reservar.
Numa taça, bater bem os ovos com o açúcar, até obter uma mistura esbranquiçada. Juntar a manteiga amolecida e mexer bem. Adicionar a farinha e envolver.
Distribuir a massa pelas forminhas e levar ao forno durante cerca de 20 minutos. 
Rende aproximadamente 12 formas.




Cobertura:

100 g de açúcar
100 g de manteiga
250 g de amêndoa palitada

Numa frigideira, levar a lume médio o açúcar com a manteiga. Deixar derreter o açúcar e juntar a amêndoa. Envolver bem até que comece a engrossar. Retirar do lume e, com uma colher, distribuir pelas bases já cozinhadas.




A base fica densa mas tenra e doce. A cobertura ganharia se tivesse torrado a amêndoa antes. Fica para a próxima porque vai haver uma próxima e eu não vou comer só uma dentada...



1 comentário: