quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Promessa cumprida

Olá! Olá! Viva 2014!!


Cá estou de volta à blogosfera! Tinha tantas saudades de teclar para todos os que me visitam!!

A minha ausência, longa e sentida, foi, apesar de tudo, bastante justificável... Malta, estive numa demanda de recuperação pós-parto! Sendo que o parto já ocorreu há quase sete anos... Mas agora estou de volta! Mais gira e mais magra. Bom, mais magra pelo menos...

Para começar o ano em beleza, testei uma receita que fazia parte do meu imaginário. Um lindo dia ao navegar no Youtube, tropecei no video de uma rapariguinha japonesa que apresentava um bolo de queijo, mais conhecido por cheesecake, que desafiava as leis da física de tão alto e leve que era. Nunca mais me saiu da cabeça e quando imaginei com que receita voltar ao blog, nem foi preciso pensar muito, foi fácil!


CHEESECAKE JAPONÊS




Podem encontrar-se várias receitas deste bolo fantástico na net, algumas com o nome de Souflé Cheese Cake outras com Cotton Cheesecake. Recorri a esta e não me arrependi. É, definitivamente uma receita para guardar e repetir sempre que puder. 

Cheesecake

400 g de queijo creme (usei magro)
60 g de açúcar
60 g de margarina
6 gemas
200 ml de natas (usei magras...)
10 ml de sumo de limão
1 c. de sopa de rum (é opcional e eu usei essência de baunilha)
80 g de farinha sem fermento
6 claras
100 g de açúcar (podemos cortar um pouquito)

Retirar os ingredientes do frigorífico uma hora antes de iniciar a confecção para que estejam à temperatura ambiente.
Forrar uma forma de mola com papel vegetal e cobrir o fundo da forma com folha de alumínio. O cheesecake vai ao forno num tabuleiro com água e o alumínio evita que a água entre na forma.
Pré-aquecer o forno a 160ºC. Colocar água a ferver. Um litro é suficiente.
Bater bem o queijo creme com o açúcar. Juntar a manteiga mole e continuar a bater. Adicionar de seguida as gemas e as natas. Juntar o sumo de limão e o rum (ou a baunilha) e bater mais um pouco. 
Peneirar a farinha e envolver no creme.
Bater as claras em castelo adicionando o açúcar aos poucos de modo a obter um merengue brilhante e firme.
Adicionar o merengue à massa em três vezes, sem bater, envolvendo cuidadosamente para não retirar o ar da mistura.
Verter a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 45 minutos. Decorrido este tempo, reduzir a temperatura do forno para 150ºC e deixar cozer durante mais 15 minutos. Por fim apagar o forno, entreabrir a porta e deixar repousar por mais 15 minutos antes de retirar e desenformar sobre uma rede.




Na receita originar era sugerido que se pincelasse o cheesecake com compota de alperce. Foi o que fiz e ficou muito bom. Mas...
Este é um bolo com pouco doce e com uma textura bastante leve o que permite adicionar o sabor que se quiser. No dia seguinte fiz um coulis de frutos vermelhos que deu outra personalidade ao cheesecake. Ficou divinal!!! Imagino que com maracujá também fique maravilhoso. E se lhe quisermos dar um toque português é só entornar doce de ovos. 




Coulis de frutos do bosque

100 g de frutos do bosque congelados (ou frescos)
50 g de açúcar
100 ml de champagne (porque foi logo a seguir à passagem de ano... podem usar sumo de limão)
1 colher de sopa de margarina

Numa caçarola levar todos os ingredientes ao lume e deixar ferver durante uns minutos, até dissolver o açúcar e amolecer as frutas. Passar tudo com a varinha mágica e coar para retirar as grainhas. Está pronto!




Apenas uma palavra... WOW!

Nada mau para o regresso, hein?
Até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário